4ª Igreja do Evangelho Quadrangular - Catalão-Go-Brasil

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O que a Bíblia Ensina sobre Ressentimento?

Em primeiro lugar, a Bíblia nos exorta a estarmos atentos, pois até mesmo uma pequena raiz de amargura pode causar muitos danos tanto a mim quanto para outras pessoas (Hb 12.15).

O cristão, bem como toda igreja, deve se resguardar contra o surgimento e desenvolvimento de qualquer raiz de amargura. Pois um coração afetado por uma raiz de amargura, além de afastado do Senhor, produz fruto venenoso e amargo, assim causando problemas na comunidade cristã e corroendo muitos outros.

Concordo plenamente com Willian MacDonald quando afirma que a “raiz de amargura” é apostasia. Ele diz que a pessoa torna-se azeda contra Deus e repudia a fé cristã. Sua deserção é contagiosa. Outros são contaminados por suas queixas, dúvidas e negações.

Em segundo lugar, a Bíblia ensina que o ressentimento é um pecado do qual temos que nos arrepender (At 8.22-23). Aqui, Simão, o mágico, em vez de expressar contrição pelo seu coração “cheio de amargura”, apenas demonstrou preocupação com as suas consequências. Ele estava mais interessado em obter dividendos do que em atos de piedade.

Em terceiro lugar, a Bíblia diz que termos ressentimento não deve ser motivo de orgulho (Tg 3.14). Essa inveja, amargura é umacaracterística da sabedoria humana e, na prática, é uma negação da verdade bíblica de que uma pessoa genuinamente sábia é genuinamente humilde.

Em quarto lugar, a Bíblia afirma que o ressentimento guardado no coração, eventualmente se manifestará através das nossas palavras, como murmuração ou queixas (Rm 3.13-14). Estes versículos fazem  referências aos diferentes órgãos da fala, cada um exercendo o seu poder de controle do pecado. A “garganta” é comparada a um sepulcro; a “língua” nos encanta como instrumento melodioso; os “lábios” falam calúnias e falsidades, são como a língua de uma serpente, e a quarta e última ideia é a “boca” que
está cheia de maldição e amargura.

Em quinto lugar, pelo fato do ressentimento vir de uma atitude de não perdoar aos outros, a Bíblia nos mostra como podemos evitá-lo:

➥ Renovando o modo de pensar (Ef 4.23). Esta renovação não é fruto do esforço humano; é obra do Espírito Santo no espírito humano.

➥ Entrando em acordo ou reconciliando-se com o irmão (Mt 5.23-24). Pois Deus não aceita adoração daquele que não está em harmonia com seu próximo.

➥ Perdoando o irmão (Mc 11.25; Cl 3.13; Fp 3.13). Devemos perdoar se quisermos ser perdoados. Um coração ressentido quebra a comunhão com Deus e impede o derramamento de suas bênçãos espirituais.

Trecho do Livro "Ressentimentos & Amarguras" de Josadak Lima. Editora AD Santos.

3 comentários:

  1. Muito bom! E é no dia-a-dia através de nossas atitudes é que nos mostramos filhos de Deus, capazes de amar o próximo através do perdão, amei prima!
    Taciana Luzia Silva Lima

    ResponderExcluir
  2. Ótimo.
    Elen Cristina Padua Rosa

    ResponderExcluir
  3. Paz e Graça:
    O Senhor tem um dom incrível de nos enviar pessoas, para de alguma forma nos ensinar. E ELE enviou você na minha vida para me ensinar.
    Minha irmã, quando guardamos algum ressentimento das pessoas as coisas na nossa vida não anda conforme deveriam, pude perceber isso com os últimos acontecimentos na minha vida,tudo isso esta acontecendo,porque eu de uma certa forma ainda não consegui esquecer determinadas situações que me magoaram. E realmente como o autor fala “que o irmão ofendido constrói um muro alto para garantir que o inimigo não entre em sua vida de novo.” E isso é uma grande verdade, eu acabei construindo muros na minha vida para evitar que as pessoas me magoem novamente.E isso acaba prejudicando o seu relacionamento com o Senhor, com a família e com seus amigos.
    Se queremos ser perdoados pelo Senhor temos que começar a perdoar as pessoas que nos magoaram.
    Muito obrigada minha amiga e irmã Patrícia.
    Elaine Cristina Alves Gonçalves

    ResponderExcluir