4ª Igreja do Evangelho Quadrangular - Catalão-Go-Brasil

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O que é Ressentimento?


Ressentimento é sinônimo da falta de perdão. Recentemente recebi uma visita de um amigo, e na conversa eu lhe perguntei por outro amigo nosso. Meu amigo foi incisivo: ele não está bem! Eu perguntei, por quê? A resposta imediata foi: ele não consegue perdoar o que fizeram com ele. Fiquei triste pelo amigo distante por estar a tanto tempo dominado por esse sentimento amargo.

A recusa de examinar o passado mantém muitas pessoas presas a ele. A falta de perdão causa amargura, azeda a vida e gera sentimentos de vingança. O escritor Lutzer diz que “o indivíduo vingativo e aquele que não se quebrantou diante de Deus (no melhor sentido do termo, que ainda insiste em controlar a própria vida. Recusa-se a ver Deus em sua dor, por isso, acredita que ele mesmo deve cuidar do assunto”.

Não perdoar é estar sob jugo. Quando não perdoamos nossos ofensores e guardamos ressentimentos, desperdiçamos energia emocional e acabamos isolados e morrendo por dentro. Não negue sua amargura nem a justifique. Não permita que a ferida dolorosa na sua alma continue aberta.

O psiquiatra e psicoterapeuta, César Vasconcellos de Souza, escreve a seguinte definição de ressentimento:
Já pensou na palavra “ressentimento” percebendo que ela significa “re” mais “sentimento”? Ou seja, significa “sentir novamente”. Portanto, quando você sente algo doloroso para com outra pessoa e guarda o sentimento, estará sentindo novamente a emoção dolorosa. Então, ressentimento é uma espécie de perpetuação dos sentimentos desagradáveis. E normalmente não gostamos de experimentá-los.

Com o entendimento que ressentimento é sentir novamente, podemos compreender porque as emoções negativas que sentimos, seja por uma desilusão ou traição, voltam à nossa memória, intoxicando-nos com seu veneno repetidas vezes.

Muitas pessoas que vivem ao nosso redor, são exatamente como a descrição bíblica de Provérbios 26.23-26. Bem no fundo do seu ser “oculta-se” uma intensa e assustadora fúria rancorosa, às vezes disfarçada com uma conversa mansa e lábios amistosos, mas o que há por detrás da fachada é um coração mau, cheio de ódio e maldade. Entretanto, essa farsa não pode ser contida por muito tempo.

Portanto, o ódio leva à hipocrisia e dissimulação, que faz apodrecer a base de um grupo ou igreja local. Porém, quando esse ódio é exposto recai sobre a própria pessoa que guarda ressentimento. É só uma questão de tempo para explodir. Quando explode ganha uma magnitude que enlouquece.

Ressentimento é assim, ferve com ódio assassino dentro de nós.

“Encontre uma pessoa amargurada e descobrirá alguém que ergue grossos muros destinados a proteger o seu ressentimento. Esses muros da raiva internalizada e da desconfiança têm fundações firmes que sustentam uma fortaleza totalmente vedada e isolada em nossa mente... O irmão ofendido constrói um muro alto para garantir que o inimigo não entre em sua vida de novo. Apenas as informações e pessoas que confirmem sua dor têm permissão para entrar na fortaleza de sua vida. A abertura no muro é cuidadosamente monitorada, garantindo que ninguém questione seu direito à amargura e aos ressentimentos profundos. A dor é muito grande para permitir que alguém se aproxime demais e ele corra o risco de outro ataque”.

Está comprovado, pela medicina, que o ressentimento (ou falta de perdão), não só deixa a pessoa infeliz, mas deixa-a também doente fisicamente. Muitos médicos acreditam que certas pessoas poderiam ter saúde, se desistissem do ódio no coração. Estudiosos da psicologia afirmam que, ao longo do tempo, ressentimento e raiva podem acabar esgotando as reservas essenciais de serotonina do nosso cérebro, causando perda de memória, incapacidade de tomar decisões e até depressão.

De fato, o ressentimento gera muitos males. “Guardar ressentimento gera stress, ansiedade e incontroláveis sentimentos de raiva. Se não for tratado, sérias consequências emocionais e físicas serão desencadeadas... O ressentimento não pune pessoa alguma além de nós mesmos. Não podemos guardá-lo e experimentar cura ao mesmo tempo”.

Trecho do Livro "Ressentimentos & Amarguras" de Josadak Lima. Editora AD Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário