4ª Igreja do Evangelho Quadrangular - Catalão-Go-Brasil

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Como realizar sua maravilhosa mas difícil tarefa de criar cada filho

NUNCA O DEVER MARAVILHOSO de educar um filho foi tão difícil. As influências sobre o relacionamento entre pais e filhos têm se mostrado extremamente negativas — um fardo real sobre pais dedicados. Nossa cultura tem sofrido mudanças tremendas nos últimos anos, o que deixa todos os pais sob pressão. Vemos o resultado disso todos os dias, desde problemas comportamentais de filhos até o desenvolvimento de padrões de caráter prejudiciais em muitas de nossas crianças.

Este é um livro escrito especialmente aos pais com filhos que ainda não chegaram à adolescência. Seu propósito é dar às mães e aos pais uma idéia clara e viável de como realizar sua maravilhosa mas difícil tarefa de criar cada filho. Minha preocupação se concentra nas necessidades da criança e como satisfazê-las da melhor forma. 

Essa área da educação infantil é em si mesma uma aventura complexa e vem apresentando sérias dificuldades aos pais. Lamentavelmente, o excesso de livros, artigos, palestras e seminários referentes à  educação dos filhos tem em sua maior parte frustrado e confundido os pais em vez de ajudá-los. Esse é um triste resultado, pois a maioria dessas fontes de informação é excelente.

Acredito que o problema se encontra no fato de muitos livros, artigos e conferências se concentrarem em apenas um ou no máximo alguns aspectos muito específicos da criação dos filhos sem cobrir o assunto por completo, ou sem definir a área especial que estão abordando. Em conseqüência, muitos pais responsáveis tentaram aplicar o que leram ou ouviram como o meio fundamental de se relacionar com o filho, e isso constantemente fracassa.

Essa falha, em geral, não se deve a erros na informação lida ou ouvida, nem na maneira com que é aplicada. Descobri que a causa do problema está geralmente em os pais não possuírem uma perspectiva abrangente e equilibrada de como se relacionar com o filho. Grande parte deles possui a informação em si, mas existe confusão sobre quando aplicar que princípio sob qual circunstância. Essa confusão é compreensível: são muitas as pessoas que dizem aos pais o que fazer, mas não quando fazê-lo ou, em muitos casos, como fazê-lo.

O exemplo clássico nesse ponto encontra-se na área da disciplina. Livros e seminários excelentes sobre crianças focalizam esse tema, mas deixam de esclarecer que a disciplina é apenas uma das maneiras de se relacionar com os filhos. Conseqüentemente, muitos pais concluem que a disciplina é o meio básico e principal de tratar com uma criança. Esse é um erro cometido com facilidade, especialmente quando se ouve a frase: “Se você ama seu filho, deve discipliná-lo”. Essa declaração é correta, mas o problema é que certos pais somente disciplinam, sem mostrar o tipo de amor que a criança possa sentir ou que lhe traga conforto. 

Assim, a maioria das crianças duvida que seja amada sincera e incondicionalmente. O problema, então, não é se devemos ou não disciplinar, mas sim como manifestar nosso amor a uma criança através da disciplina e
como mostrá-lo de outras formas mais afetuosas. Quase todos os pais amam seus filhos profundamente, mas poucos sabem como transmitir esse amor sincero de seu próprio coração para o coração de seu filho.

Trecho do livro "Como realmente amar seu filho" de Ross Campbell. Editora Mundo Cristão.

19 comentários:

  1. Nossa parece ser muito bom, traz uma abordagem diferente das demais, quando tiver oportunidade vou adquiri-lo. Estou lendo um livro do prof. Felipe Aquino "Educar pela conquista e pela fé", muito bom também.
    Taciana Luzia Silva Lima

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Não devemos perder a oportunidade de dizer as pessoas(filhos, pais, mães, amigos...) que as amamos, isso faz uma grande diferença na vida de todos nós!
    Walbetriz Damaso

    ResponderExcluir
  3. Eu li, vou comprar esse livro!!! obrigada..rrs
    Nadia Morais

    ResponderExcluir
  4. Gostei da descrição que li. Você já adquiriu o livro? Quero comprar também.
    Obrigada querida.
    Fabíola Gonçalves

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, Patrícia Donzele Cielo! Não devemos perder a oportunidade de dizer as nossos filhos(as), pais, mães e amigos, que os amamos, isso faz uma grande diferença na vida de todos nós! Valeu pela boa dica. Abraços,
    Claiton Inacio

    ResponderExcluir
  6. Nossa deve ser muito bom. Vou comprar. Recomendo um bom também: como criar meninos e meninas da Dra Gisela Preuschoff. Editora fundamento. Vale a pena ler.
    Gabriela Duarte

    ResponderExcluir
  7. Gostei, muito bom.
    Miriam Arcanjo.

    ResponderExcluir
  8. Ótimo.
    Melissa Ribeiro Borges

    ResponderExcluir
  9. Legal Patrícia Donzele Cielo, adorei.
    Muito bom mesmo. Realmente ajuda muito.
    Adorei amiga. Beijos.
    Val Amorim

    ResponderExcluir
  10. Legal !!! Valeu a dica!!!!
    Márcia Teixeira

    ResponderExcluir
  11. Nossa Patrícia Donzele Cielo parece ser muito bom.
    Você chegou a ler? Boa dica, obrigada.
    Cristina Boock

    ResponderExcluir
  12. Olá Patricia, nossa muito obrigado mesmo, sabe que adoro ler e agora principalmente sobre o assunto de como fazer bem ao meu filho. Vou ler sim. Até mais. Abraços
    Dilson Gonçalves

    ResponderExcluir
  13. Obrigada, Patrícia Donzele Cielo, o trecho é ótimo e bem intrigante e desafiador. Ás vezes nos pegamos apenas disciplinando e nos esquecemos do lado afetivo, principalmente quando os filhotes aprontam. Pelo menos, esse trecho nos leva a uma reflexão sobre o assunto. Adorei, acho que vou até comprar esse livro. Beijos
    Celina Nascimento Martins

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pela indicaçao Patricia, vou ler com certeza! Beijos,
    Fernanda Alves

    ResponderExcluir
  15. Obrigada! Amiga Patrícia Donzele Cielo...vou olhar sim!
    Milene Marques

    ResponderExcluir
  16. Amiga, adorei.
    Emilze Silva

    ResponderExcluir
  17. Nossa! Parece ser muito bom.
    Cristiane Gomes Simão

    ResponderExcluir
  18. Adorei,vou adquirir!
    Alessandra Martins

    ResponderExcluir