4ª Igreja do Evangelho Quadrangular - Catalão-Go-Brasil

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A bênção judaica em uma cerimônia de casamento cristão - parte I

A opção por uma bênção judaica em uma cerimônia de casamento cristão é devido a todo o significado que permeia o rito em todos os detalhes, por meio da consagração, e os alicerces que deverão compor o novo lar e o relacionamento do casal. Vamos abordar alguns símbolos e seus significados mais usuais.
O ato do noivo em cobrir o rosto da noiva com um véu sugere que ele não está interessado somente na sua beleza física, pois essa é algo passageiro. Com isso, ele mostra que está atraído pelas suas qualidades espirituais, algo que não se perde com a simples passagem do tempo. Na Bíblia, esse fato se encontra no Livro de Gênesis (24:65), ao narrar que Rebeca se cobriu com um véu, quando viu e aproximou-se do futuro marido, Isaac.
A entrega da aliança pelo noivo e sua aceitação pela noiva é o ato central da santificação do casamento, estabelecendo um vínculo eterno. A aliança é primeiramente colocada no dedo indicador da mão mais forte da noiva (direita ou canhota), que é o dedo que aponta para o futuro. Dessa forma, indicam os noivos que acreditam no futuro da aliança porque estão debaixo da cobertura de Deus e que Deus dá a graça para cumprirem essa aliança. Depois, a aliança é colocada no dedo anular, onde permanecerá.
A noiva coloca no noivo um “talit” no casamento. O uso desse xale de orações pelo noivo em cima da roupa do casamento mostra sua dependência de Deus, denota sujeição à vontade divina. (Números 15:38-39). Da mesma forma, o uso pelo noivo da “kipá” sobre a cabeça simboliza que ele reconhece que Deus está acima dele e que depende desse Deus (Isaías 61:10). É como uma aliança de casamento que demonstra que você pertence a alguém e que alguém o ama.
A quebra da taça de vidro pelo noivo representa o rompimento de ambos com o passado, quebrando os vínculos de outros relacionamentos que tiveram. Agora passam a ser novas pessoas que viverão juntas o Evangelho de Cristo, sendo uma só carne (Mateus 19:6).
Não é necessário ser judeu ou converter-se ao judaísmo para receber essa bênção. Acreditamos que o casamento, segundo a Bíblia, foi instituído por Deus como a primeira aliança entre duas pessoas (Gênesis 2:24). Quando Deus faz parte desta aliança, experimenta-se a plenitude deste relacionamento de “uma só carne”. Agora é só viver a graça desse amor.

Patrícia Fortes Lopes Donzele Cielo
Artigo originalmente publicado na Revista Portal Vip, Catalão-GO, p. 34 - 34, 15 abr. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário