4ª Igreja do Evangelho Quadrangular - Catalão-Go-Brasil

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A bênção judaica em uma cerimônia de casamento cristão – parte II

Na edição passada mencionamos alguns símbolos da bênção judaica em uma cerimônia de casamento cristão e seus significados mais usuais. Devido ao interesse que despertou nos leitores, trazemos mais alguns relacionados aos objetos presentes no rito.
É embaixo de uma “chupá (tenda) que ocorre a cerimônia de casamento, representando a casa a ser construída e dividida pelo casal. Ela é aberta de todos os lados, da mesma forma como era a tenda de Abrahão e Sarah, para receber todos os amigos e parentes com incondicional hospitalidade. O teto da tenda indica a cobertura de Deus e os enfeites nela presentes representam a alegria de começar uma nova família.
A “menorá” (candelabro) simboliza a presença dos espíritos de Deus referidos em Isaías 11:2-3 (espírito de sabedoria, de entendimento, de conselho, de fortaleza, de conhecimento, de temor ao Senhor e de prazer no Senhor), que não podem faltar na nova família, bem como o Espírito Santo e a sua unção de consolador (João 16:7), representados no azeite que queima no candelabro.
O vinho representa alegria (Salmo 104:15), liberdade e redenção. É interessante mencionar que são servidas duas taças de vinho aos noivos. Da primeira taça o noivo bebe e oferece o restante à noiva. Quando eles compartilham da mesma taça, deixam de lado o individualismo e iniciam a vida de “uma só carne” (Ecl 4:9-10). Em relação à segunda taça, mencionada na edição anterior, será quebrada pelo noivo, representando o rompimento dos dois – noivo e noiva - com o passado.
O pão simboliza a aliança que se estabelece entre as duas famílias (a do noivo e a da noiva), pois que se unem pelo casamento dos seus filhos e, também, a aliança que existe entre os noivos e Deus.
Percebemos que os objetos utilizados na cerimônia do casamento sinalizam a crença na necessária presença de Deus na nova vida do casal que se une. Naturalmente, o casamento é bem mais que a cerimônia, é um compromisso, uma aliança, e aqueles que convidam a Deus para fazer parte dessa aliança colhem as bênçãos reservadas aos que O amam. “E lhes darei um só coração, e um só caminho, para que me temam para sempre, para seu bem e o bem de seus filhos, depois deles; e farei com eles um pacto eterno de não me desviar de fazer-lhes o bem; ...” (Jeremias 32:39-40).

Patrícia Fortes Lopes Donzele Cielo
Artigo originalmente publicado na Revista Portal Vip, Catalão-GO, p. 36 - 36, 15 jul. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário