4ª Igreja do Evangelho Quadrangular - Catalão-Go-Brasil

sábado, 1 de setembro de 2012

A angústia das dívidas

Este é um tema desgastado em nossos dias, mas vale a pena abordá-lo. Com a alta do neopentecostalismo os dízimos e ofertas viraram um tabu para muitos cristãos. Mas pense no sentido de amar algo e não investir nisso, é quase impossível ser um amante de futebol e não adquirir uma camiseta de seu time, ou mesmo, não assistir seus jogos. Da mesma maneira é impossível ser um cristão convícto e não investir no Reino de Deus.
Sempre que penso no ato de dizimar ou ofertar eu procuro refletir de um ponto de vista humano. Ninguém pode cometer o erro de dar achando que receberá o dobro, não que isso seja impossível, mas porque o ato de ofertar é na verdade uma doação voluntária e satisfatória. Você até pode ofertar ou dizimar simplesmente por força religiosa, por dogmas. Mas sua adoração só será aceita quando for de forma voluntária. Isso com certeza vai influenciar sua vida financeira.
Quando você controla seus recursos financeiros de forma discíplinada, dificilmente terá problemas com dívidas ou falta de recursos. O planejamento familiar e o orçamento financeiro são instrumentos ideais para o controle e crescimento dos bens. Gastos e investimentos supérfluos devem de maneira alguma ser prioridade na administração do dinheiro do indivíduo.
Outrossim, querer possuir bens materiais que não cabem no orçamento pode se encaixar em um pecado comum: a cobiça. Cobiçar aquilo que não há condições de possuir pode levar o indivíduo a uma armadilha.
A maioria das pessoas estão com um orçamento estourado, caíram no erro de adquirir bens que simplesmente não cabiam no padrão de vida, com isso acabaram acumulando dívidas e hoje são pessoas infelizes e preocupadas. Além disso, temos o mal do consumismo, alimentado pelas campanhas publicitárias e por grandes promoções e descontos de mercado. Uma “cama de gato” para os consumidores que tem o péssimo costume de comprar compulsivamente.
A melhor forma de escapar da dívida é adquirir aquilo que se pode pagar. Comprar com cautela e não se deixar atrair pelas liquidações. Fazer as contas, lançar no orçamento e comparar os preços são sempre formas eficazes de evitar o endividamento.
Os principais atrativos para derrubar um cristão nos nossos dias é a barganha e o suborno. Barganhar é o que a maioria faz ao oferecer suas ofertas e dízimos, esperam receber algo em troca e o suborno entra de acordo com a oportunidade. As vezes uma oportunidade de ganhar algum recurso a mais de forma desonesta. Mas procure esperar em Deus e confiar nele. Não aproveite oportunidades que atingirão sua integridade como pessoa, mas siga as regras, seja disciplinado e principalmente, dedicado. Trabalhe muito, com entusiasmo e dedicação que as oportunidades surgirão.

Autor: Michael Caceres
Fonte: Site Gospel Prime -http://estudos.gospelprime.com.br/a-angustia-das-dividas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário