4ª Igreja do Evangelho Quadrangular - Catalão-Go-Brasil

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Quem guarda sua vida?


Consolo. Às vezes ele é vago, principalmente quando parece que as preocupações e perdas não cessarão. Elas simplesmente continuam vindo, e você não tem tempo para tratar da última antes que uma nova surja em sua vida. “Onde está o socorro?”, você se pergunta. Lembre-se de que consolo significa “ser encorajado”. O encorajamento pode vir de muitas fontes — um amigo telefona, um cartão chega em meio à correspondência, alguém lhe dá um abraço carinhoso. Ele também pode vir de outra fonte — a Palavra de Deus. Veja estas palavras e promessas que temos no salmo 121:

Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez os céus e a terra. Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta, sim, o protetor de Israel não dormirá; ele está sempre alerta! O SENHOR é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita. De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite. O SENHOR o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida. O SENHOR protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre.

Ao ler esse salmo, o que você vê que lhe oferece consolo? Deus sempre o guarda. Ele não dorme. Ele está sempre presente. Mesmo que você se pergunte onde ele está agora, ele o está guardando. Ele o está protegendo durante o dia e a noite. Como são suas noites neste momento? Para muitos, são as piores. Você se deita e tenta dormir. Quanto mais tenta, pior se torna. E a mente fica a todo vapor. Quanto mais analisa a situação, mais acordado fica. Então olha para o relógio e percebe que se passou uma hora enquanto a mente divagava. Você continua a dizer: “Tenho de dormir”, mas isso não funciona. Os temores e a insônia da noite são companheiros constantes.

Lembre-se da promessa de Deus! Ele o protegerá durante a noite. Quando você estiver acordado, siga o conselho deste versículo e poderá se surpreender com os resultados: “Quando me deito lembro-me de ti; penso em ti durante as vigílias da noite” (Sl 63:6). Os versículos 7 e 8 podem dar-lhe consolo no presente e no futuro: “Porque és a minha ajuda, canto de alegria à sombra das tuas asas. A minha alma apega-se a ti; a tua mão direita me sustém”.

Há quatro coisas que devem ser lembradas:
1. Deus livra você do mal. Lembre-se disso várias vezes, hoje. Ainda que aconteça o pior, você não o enfrentará sozinho. A vida não está sem direção, mesmo que você não entenda o que está acontecendo no momento.

2. Deus preserva sua vida, aqui e para sempre. Se tivermos um relacionamento pessoal com Jesus Cristo, nossa vida nunca acaba. Temos o dom da vida eterna.

3. Deus o preserva todos os dias, e não só em determinados dias da semana. Às vezes, nós nos perguntamos onde ele estava naquele dia em particular. Você já disse: “Deus está comigo hoje, em todos os momentos e em todos os lugares”? Ele não se limita ao tempo e ao espaço. Ele conhece seus pensamentos, sentimentos e intenções. Ao entrar naquela loja ou dirigir aquele carro, você não está sozinho. Sinta-se confortado com esse fato.

4. Deus preserva você eternamente. Deus sempre cuida de você — e não algumas vezes sim, outras, não. Ele não cessa nem deixa de cuidar de você.

Se há uma coisa que deve ser lembrada hoje, é esta: Deus é quem guarda sua vida, sempre. Ele está velando por você, como descreve Eugene Peterson: A vida cristã não é uma fuga silenciosa para um jardim onde possamos caminhar e conversar sem parar com nosso Senhor, nem uma viagem imaginária para uma cidade celestial onde possamos comparar prêmios e medalhas de ouro com outros que já deram a volta dos vencedores [...]

A vida cristã é seguir em direção a Deus. Seguindo em direção a Deus, os cristãos passam pelo mesmo caminho que todos percorrem, respiram o mesmo ar, bebem a mesma água, compram nas mesmas lojas, lêem os mesmos jornais, são cidadãos sob autoridade dos mesmos governos, pagam os mesmos preços pelos mantimentos e combustível, temem os mesmos perigos, estão sujeitos às mesmas pressões, têm as mesmas aflições, são enterrados no mesmo lugar.

A diferença é que cada passo que damos, cada respiro que damos, sabemos que somos preservados por Deus, sabemos que temos a companhia de Deus, sabemos que somos dirigidos por Deus e, portanto, independentemente das dúvidas que sofrermos ou dos acidentes que experimentarmos, o Senhor irá livrar-nos do mal, ele guardará nossa vida.

Trecho do livro: “Palavras de consolo para momentos de dor” de H. Norman Wright. Editora Mundo Cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário