4ª Igreja do Evangelho Quadrangular - Catalão-Go-Brasil

domingo, 29 de julho de 2012

Como organizar sua vida e seu coração


Pessoas organizadas por natureza sentem satisfação em ver suas tarefas ficarem rapidamente prontas, sem atrasos. Já aprenderam a administrar seu tempo de forma que nunca assumem mais compromissos do que podem dar conta. São aquelas pessoas que facilmente se desfazem de bens materiais que não cabem mais naquele quartinho que todos temos em casa.

Quando surgem coisas inesperadas, elas sabem priorizar as que são mais urgentes. E então existe o resto de nós, os meros mortais. Sabemos muito bem que não deveríamos deixar tarefas necessárias para o último minuto, mas parece que há sempre algo mais urgente (ou mais divertido) para fazer primeiro. Também sabemos que não deveríamos assumir mais um compromisso quando já temos tantos, mas tudo nos parece ser tão importante, e não queremos decepcionar ninguém. Nossos armários, gavetas e garagens estão transbordando de coisas a mais, mas sempre que tentamos fazer uma arrumação não conseguimos abrir mão dessas coisas. Algumas de nós até conseguem ter casas impecáveis, mas à custa da exaustão. Temos a sensação de que trabalhamos o tempo todo, sem momentos livres para relaxar e aproveitar a vida como as outras pessoas fazem.

Psicólogos dizem que agimos assim porque em nossa mente a compensação pela desorganização é maior do que o benefício da organização. Deixamos as coisas para depois porque não queremos fazer o que tem de ser feito. Assumimos compromissos demais porque não sabemos dizer não. Temos coisas demais porque preferimos a certeza de ter coisas em excesso do que a possibilidade de não ter coisas suficientes. Buscamos a perfeição porque contentar­se com o que se é ou com o que se tem parece uma concessão. Em outras palavras, a despeito do fato de nossa vida estar fora do controle, em nossa mente distorcida acreditamos que viver dessa maneira é mais prazeroso do que tomar uma atitude para resolver o problema.

Na minha opinião, esses psicólogos estão em parte corretos. A desorganização e o caos da minha vida não se devem à falta de conhecimento ou de talentos nem se devem a problemas de infância. Antes, devem­ se a um sistema de crenças arruinado: é uma questão de coração, de pecado. No fim das contas, o problema é mesmo a idolatria.

Isso pode soar como algo terrivelmente rigoroso. Você quis ler este livro para ajudá­la a organizar sua vida, não para sentir mais culpa e vergonha do que já sente. Ser desorganizada pode ser algo difícil de lidar, mas é apenas seu jeito de ser, certo? E certamente não é um pecado. Ou será que é? A falta de organização nos rouba a alegria de viver. Faz com que você viva cansada e estressada. (...)

Trecho do livro "Como organizar sua vida e seu coração" de Staci Eastin. Editora: Vida Nova

2 comentários:

  1. Adorei Patricia. Grande forma de reorganizarmos nossa vida. Antes de mais nada, termos a comunhão com nosso Deus para que possamos a cada dia estarmos atenta a esse sentido. Que Deus te abençoe amiga e continue me ajudando a superar os obstáculos que passam em minha vida. Beijos.
    Fabiana Vargas

    ResponderExcluir
  2. Gostei, obrigada querida. Beijos.
    Gabriela Sebba

    ResponderExcluir