4ª Igreja do Evangelho Quadrangular - Catalão-Go-Brasil

segunda-feira, 11 de junho de 2012

A importância do uso do artigo (Adriano Cielo)


O artigo é uma das dez classes de palavras existentes em nossa língua. Há artigos definidos (o, a, os, as) e artigos indefinidos (um, uma, uns, umas). Quero destacar, nesta edição, o uso dos artigos definidos antecedidos pelos pronomes TODO, TODA, TODOS e TODAS. É preciso deixar bem claro, de início, que as regras válidas para o singular (TODO O, TODA A) não se aplicam para o plural (TODOS OS, TODAS AS). Trata-se de casos completamente distintos e independentes. Vamos a eles!
Usa-se TODO O / TODA A, com artigo e no singular, sempre que se pretende passar a ideia de “inteireza”, “completude”. Assim, a título de exemplo, quando se diz “Toda a academia pode participar do sorteio”, está-se dizendo que a academia inteira, ou seja, apenas aquela academia específica poderá participar do sorteio, todos os membros daquela determinada academia. Por outro lado, emprega-se TODO / TODA, sem artigo e no singular, se a ideia for de “qualquer”. Ao se dizer “Toda academia pode participar do sorteio”, o sentido passa a ser qualquer academia, e não mais uma em especial. Assim, é preciso ter muito cuidado com o uso do artigo em expressões desse tipo. A presença ou a ausência do artigo, nesses casos, alteram, e muito, o sentido da frase.
No plural, em regra o uso do artigo é obrigatório. Assim, normalmente se deve empregar TODOS OS / TODAS AS. Mas cuidado: no plural, como já foi dito, o sentido não mais tem a ver com “completo”, “inteiro” ou “qualquer”. Exemplos de uso: “Todos os candidatos podem participar do sorteio”. “Todos os alunos serão contemplados com a decisão”. “Todas as academias participarão da premiação”.
Um caso excepcional de uso da expressão pluralizada (TODOS OS / TODAS AS) ocorre quando se tem, na frase, um numeral NÃO seguido de substantivo. Se isso ocorrer, aí o artigo NÃO poderá ser empregado. Compare os exemplos a seguir: “Todas as sete alunas compareceram para reclamar” (tem-se um numeral – sete – seguido de um substantivo – alunas -, mantendo-se a regra geral). Mas: “Todas sete compareceram para reclamar” (exceção presente: tem-se um numeral – sete – não seguido de substantivo).
Até a próxima edição! Um grande abraço a todos!
Adriano Cielo Dotto
                    Artigo originalmente publicado na Revista Portal Vip, Catalão-GO, p. 59, 01 abril 2011.

5 comentários:

  1. Muuuito bom!!
    Adriana Abdala.

    ResponderExcluir
  2. São dicas ótimas!
    Leio todas e estou só aprendendo!!!
    Madalena Martins.

    ResponderExcluir
  3. Inteligente demais!
    Dhiego Arcanjo.

    ResponderExcluir
  4. Importantíssimo.
    Merece ser compartilhado :D
    Gilmar Neves

    ResponderExcluir
  5. ESTOU APRENDENDO COM VC...
    ABÇ...CONCEIÇÃO

    ResponderExcluir