4ª Igreja do Evangelho Quadrangular - Catalão-Go-Brasil

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Em nome da boa redação!


Existem determinados tipos de erros que ocorrem com muito mais frequência do que imaginamos. Este artigo tem por objetivo listar alguns desses erros, bem como corrigi-los, de forma a proporcionar uma escrita mais elegante.
1.   Para mim fazer: nesse caso, o pronome pessoal “mim” está funcionando como sujeito do verbo fazer, configurando grave erro. “Mim” não faz absolutamente nada em língua portuguesa. Corrigindo: Para eu fazer.
2.   Fazem dez dias que ela chegou: o verbo fazer, indicando tempo decorrido, é impessoal, o que significa dizer que ele não tem sujeito, devendo ficar na terceira pessoa do singular. Corrigindo: Faz dez dias que ela chegou.
3.   Há vinte anos atrás: nessa frase, o verbo haver está indicando tempo passado, podendo, perfeitamente, ser substituído pelo verbo “fazer”. O termo “atrás” está redundante, sendo absolutamente desnecessário na frase, já que o verbo “haver” já está transmitindo a ideia de tempo decorrido. Corrigindo: Há vinte anos ou Vinte anos atrás.
4.   Chegou em Catalão: o verbo chegar, indicativo de movimento, pede a preposição “a”. Do jeito que está escrito, parece que alguém chegou junto com Catalão em algum lugar, o que é uma impropriedade. Corrigindo: Chegou a Catalão (e sem acento indicador de crase!).
5.   Taxaram Belisária de corrupta: no sentido de qualificar, apelidar, cognominar, o verbo “tachar” deve ser grafado com “ch”, e não com “x”. Corrigindo: Tacharam Belisária de corrupta.
A valorização do idioma é algo que deve ser buscado com afinco por todos, sem exceção. Nossa pátria é nossa língua. A forma como empregamos a linguagem também revela o modo como a valorizamos. Investir no nosso idioma também é sinal de cultura! Até a próxima.

Adriano Cielo Dotto
Artigo originalmente publicado na Revista Portal Vip, Catalão-GO, p. 45, 01 set. 2011.

2 comentários:

  1. Adoro suas dicas Professora Patrícia Donzele Cielo e do Professor Adriano Cielo Dotto, tenho muito orgulho de ter sido aluna de vocês, quanta saudade!!
    Karina do Nascimento

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito, parabéns pelos ensinamentos prof. Adriano.

    ResponderExcluir