4ª Igreja do Evangelho Quadrangular - Catalão-Go-Brasil

domingo, 17 de junho de 2012

Dilma Rousseff: presidente ou presidenta do Brasil? (Adriano Cielo)


Após a vitória nas urnas, Dilma Rousseff tornou-se a nova presidente do Brasil. A questão que se coloca é se, sendo uma mulher a autoridade máxima do país, o termo a ser empregado deve ser PRESIDENTE ou PRESIDENTA. Vamos lá!
Dias atrás recebi um e-mail que bania o termo “presidenta” do nosso vocabulário. O autor (ou autora), que não vem especificado, construiu a sua tese nos denominados “particípios ativos como derivativos verbais”. Como assim? É simples. O particípio ativo do verbo “atacar” é “atacante”, do verbo “pedir” é “pedinte”, do verbo “ser” é “ente”. De acordo com o texto, “quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos –ante, -ente ou –inte”. E, assim, o autor (ou autora) diz ser “presidente” a única forma correta do nosso idioma.
Com a devida vênia, prefiro firmar meu posicionamento em gramáticas mais que conceituadas e, de forma especial, no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa). Pasquale Cipro Neto, Ulisses Infante, Faraco & Moura e Domingos Paschoal Cegalla afirmam ser correto o termo PRESIDENTA. A base gramatical é a de que substantivos do gênero masculino terminados em “e”, ao serem flexionados para o gênero feminino, devem ter esse “e” substituído por “a”. Sendo assim, as formas femininas PRESIDENTA, ELEFANTA, GOVERNANTA, MESTRA, MONJA e PARENTA, a título de exemplos, são corretíssimas. Celso Cunha e Lindley Cintra apenas acrescentam uma ressalva, em forma de observação: a forma “presidenta” tem “ainda curso restrito no idioma”, mas é correta. Para o VOLP, em sua 5ª edição, são corretas as formas “presidente” e “presidenta”.
Mas qual deve ser empregada pela Senhora Dilma Rousseff? As duas. Sim, tanto faz falar presidente ou presidenta, em se tratando de uma mulher. Se ela disser presidenta, estará empregando um substantivo do gênero feminino da Língua Portuguesa. Se disser “presidente”, estará empregando um substantivo comum de dois gêneros (o presidente / a presidente). É isso!
Adriano Cielo Dotto
Artigo originalmente publicado na Revista Portal Vip, Catalão-GO, p. 56, 01 fev. 2011.

7 comentários:

  1. Essa dúvida me persegue!! Hehe
    Obrigada pela dica.
    Adorei a leitura, como sempre! :)
    Leticia Stacciarini

    ResponderExcluir
  2. Esclarecedor o artigo, até mesmo pq muitos ainda estão em dúvida... já me questionaram isso várias vezes.
    Cristiano Curtis Eliassim

    ResponderExcluir
  3. Muito bom... esclarecedor!!!
    Maysa Lima

    ResponderExcluir
  4. Gostei do artigo, esclareceu uma dúvida que tinha ;)
    Letícia Santos

    ResponderExcluir
  5. CONTINUE COM SUAS DICAS.ELAS SÃO MARAVILHOSAS....
    CONCEIÇÃO....

    ResponderExcluir
  6. Dicas preciosas!
    Poliana Borges

    ResponderExcluir
  7. Excelente artigo, grande Adriano!
    Eu acho "presidenta" uma palavra feia, então, uso presidente no lugar.

    Ricardo Fernandes

    ResponderExcluir