4ª Igreja do Evangelho Quadrangular - Catalão-Go-Brasil

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Você conhece os substantivos sobrecomuns? (Adriano Cielo)

Ao se estudar as classes morfológicas da Língua Portuguesa, depara-se com o substantivo, que representa o núcleo do grupo nominal, ao lado dos artigos, dos adjetivos, dos numerais e dos pronomes. O substantivo é a classe morfológica que indica o ser. Sempre que se atribui nome a alguma coisa, essa coisa representa o ser e, por consequência, será um substantivo. Exemplos: Patrícia, Adriano, mesa, cadeira, honra, dignidade, riqueza, humildade, ética.
O substantivo é uma classe de palavras que sofre flexões: de gênero (masculino e feminino), de número (singular e plural) e de grau (aumentativo e diminutivo). Alguns substantivos não apresentam marca alguma para distinguir o masculino do feminino. São substantivos que apresentam um único gênero, mas valem para o masculino e para o feminino. Esses substantivos são conhecidos como sobrecomuns.
Para que se entenda melhor essa categoria de substantivos, necessário se faz trabalhar com exemplos. Vamos a eles: a testemunha (homem ou mulher), a criança (menino ou menina), o guia (homem ou mulher), a vítima (homem ou mulher), o cônjuge (marido ou mulher), o carrasco (homem ou mulher). Observe que, ao se falar “a criança”, a expressão, apesar de ser obrigatoriamente do gênero feminino (já que não existe “o criança”), vale para o menino e para a menina. O mesmo raciocínio ocorre com a palavra “cônjuge”, substantivo obrigatoriamente masculino da Língua Portuguesa, apesar de valer para o marido e para a mulher. Eu, Adriano, sou casado. Se eu quero fazer referência à minha esposa, que é uma mulher, uma bela e maravilhosa mulher, eu falarei DO MEU cônjuge.

Estudar as classes gramaticais da Língua Portuguesa é fundamental para uma melhor compreensão da Gramática como um todo. Conhecer o grupo nominal, com todas as suas peculiaridades, contribui, e muito, para o estudo de outros temas importantes, como complemento nominal, adjunto adnominal, concordância nominal e regência nominal. Quanto mais se estuda, mais se aprende, o que nos possibilita fazer parte de um grupo cada vez mais seleto, mais polido. Até a próxima!

Adriano Cielo Dotto
Artigo originalmente publicado na Revista Portal Vip, Catalão-GO, p. 35, 01 set. 2011.

10 comentários:

  1. Ótimo!!!
    Taciana Luzia Silva Lima

    ResponderExcluir
  2. Anem que lindo a parte que ele fala de vc Patrícia Donzele Cielo. Felicidades sempre pra vcs.
    Michael Soares Gama

    ResponderExcluir
  3. Adorei o artigo, principalmente a citação ao cônjuge: uma bela e maravilhosa mulher!! Abraços a você Patrícia Donzele Cielo e Adriano Cielo Doto, grandes professores, grandes mestres!! Abraços
    Cláudia Maria Duarte

    ResponderExcluir
  4. Magnífico artigo do querido professor Adriano Cielo Dotto. Saudades dos cursos ministrados por ele nas tardes de sábado, em Catalão.
    Andrei Rocha Teles

    ResponderExcluir
  5. Muito bom.
    Cleidirene Rosa Machado

    ResponderExcluir
  6. Oi Professor Adriano.
    Muito legal o post!
    Forte abraço a vocês!

    Kellinha

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Perfeito!!! Adorei e copiei pra mim, bjus.
    Keila Lopes

    ResponderExcluir
  9. Como meu amigo diz" Show de Bola".Que o Senhor continue lhes dando sabedoria para nos ensinar.Bjos
    Elaine Cristina Alves Gonçalves

    ResponderExcluir
  10. Curti mil vezes.
    Adriana Abdala

    ResponderExcluir