Já tivemos oportunidade de escrever em outro post (A importância do tema "finanças" na Bíblia) sobre quem é Mamom. Vimos que ele é um falso deus e que atua na vida daqueles que colocam o dinheiro como a fonte de sustentação em sua vida. Será que ele está tendo influência em sua vida também?
Identificamos a atuação de Mamom na vida das pessoas em algumas situações. Aqui vamos falar de uma delas, que é quando:
1) A felicidade delas está nas coisas que o dinheiro pode comprar.
É claro que ficamos felizes com as coisas materiais que compramos ou ganhamos, isso é normal e saudável. O que não é bom para nós é só ficarmos felizes quando podemos ter ou comprar algo. Nossa felicidade não pode estar nas coisas materiais, não podemos depender delas para sermos felizes.
A verdadeira felicidade está em um relacionamento íntimo com Deus. A alegria que vem do Senhor é muito mais que felicidade momentânea. Ela é uma constante em qualquer situação.
Em Filipenses 4: 12-13, Paulo diz que aprendeu estar contente em todas as situações, "Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece".
Nossa alegria não pode depender das circunstâncias, pois não estão nelas. Manter-se alegre em toda e qualquer circunstância não é nada fácil, Paulo mesmo disse que "aprendeu" a estar assim. Isto não é algo natural para nós, mas precisamos aprender como o fez o apóstolo. Em primeiro lugar é preciso ter fé, fé para confiar que Deus está no controle de todas as situações.
Na Bíblia, em Gênesis 40 e 41, podemos ler que Deus está no controle da vida. Ali é relatada a história de José, que passou por diversas situações de sofrimento. Foi vendido como escravos pelos próprios irmãos, foi caluniado pela esposa de Potifar, foi preso sem ter feito nada de errado etc. Nós sabemos o final da história da vida dele, mas imagine estar em seu lugar… Temos que ter fé e crer que a vontade de Deus para nós é boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2).
Lembrem-se que “Na presença de Deus existe abundância de alegria, em sua destra existem delícias perpetuamente” (Salmos 16:11). O que está impedindo você de estar na presença de Deus desfrutando desta alegria que Ele nos promete em abundância?
Patrícia Fortes Lopes Donzele Cielo
Nenhum comentário:
Postar um comentário