4ª Igreja do Evangelho Quadrangular - Catalão-Go-Brasil

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Você é um cristão que sente culpa depois de confessar seus pecados?


O pastor Alcione relata que logo após a sua conversão, enquanto ele "crescia" na fé, começou a ter um sentimento de culpa e que constatou isto em muitas pessoas. Em uma pesquisa que fez, havia as seguintes perguntas:
Honestamente, apesar de crer na obra expiatória de Cristo e no pleno perdão de Deus, você é, com frequência, acometido por sentimentos de culpa e por uma sensação frequente de que Deus nunca está satisfeito com você?
Honestamente, quando você confessa seu pecado a Deus, você se sente de fato perdoado? A sua consciência ainda continua o acusando?
Muitos cristãos responderam que sim e pôde ser constatado que tinham problemas com a culpa e com o perfeccionismo. Mark Bubeck escreveu que "A culpa infundada é uma das enfermidades que mais comumente atacam os crentes de hoje".
Acredito que o ponto nevrálgico dessa questão é: não pregamos nós a cruz de Cristo, o seu sacrifício no Calvário e seu grande poder, para através do seu sangue, purificar-nos de toda injustiça? Então, por que somos o povo que mais tem padecido com o sentimento de culpa? Por que a mensagem da graça não nos libertou da culpa e do nosso perfeccionismo? Você não acha que os cristãos deveriam experimentar a realidade do perdão? 
Quando tiramos os olhos da cruz, e colocamos os olhos em nós mesmos, passamos a nutrir essa culpa crônica em nossa relação com Deus. A conclusão lógica e evidente: como eu, que sou pecador e falho, conseguirei satisfazer a justiça de um Deus santo? Se perder de vista a cruz, o sacrifício de Calvário, minha vida com Deus tornar-se-á um martírio diário. Claro, o diabo se aproveitará disso para piorar as coisas ainda mais. O fato é que "muitos estão caminhando num círculo interminável de tentar satisfazer um Deus insatisfeito e incontentável".
Será que você mesmo já não disse, ou tem dito, ou já viu cristãos sinceros dizerem:
- Eu devo, quero, tento, esforço-me, mas nunca sou capaz de fazer o bastante.
- Meu problema é que nunca estou em paz, estou tentando sempre ser bom, isto é, ser melhor.
- Tenho muito medo de cometer erros.
- Sinceramente, tento ser amoroso, mas sou tão crítico e reprovador, tão duro com minha esposa e meus filhos.
Quem se enquadra nestes casos acha-se num estado de esgotamento físico-psico-espiritual. Nesse momento, começam a se fazer presentes na sua vida alguns sintomas como: altos níveis de ansiedade, baixa autoestima, autodepreciação, depressão, raiva, dentre outros.

Como sair dessa? (Continuação no Texto: De onde vem a sua Justificação?)

Trecho extraído com base no Livro: Contaminação Espiritual - de Alcione Emerich. 

2 comentários:

  1. Eu realmente nem sei como pedir perdão a Deus, tenho vergonha. Acho que ele não irá me perdoar. Vejo que, com isso, acabo me afastando dele.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo (a) peça perdão sim, Deus vai te ouvir, Ele é Fiel, Ele conhece seu coração, se você está arrependido e pede perdão , não tenha dúvidas que Deus vai te perdoar. Deus quer você caminhando com Ele. Viver uma vida com Deus é maravilhoso, Ele supre nossas necessidades. Um grande abraço.

    ResponderExcluir