4ª Igreja do Evangelho Quadrangular - Catalão-Go-Brasil

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Bastante ou bastantes? (Adriano Cielo)

                  É muito comum, no dia a dia, o emprego da palavra “bastante” de forma invariável, ou seja, sempre no singular. No entanto, essa palavra pode ser usada no singular (bastante) ou no plural (bastantes), a depender do caso.

Para que o termo “bastante” seja empregado no singular, é preciso que ele tenha valor de advérbio, classe gramatical que pode vir ligada a um verbo, a um adjetivo, a outro advérbio ou a toda uma oração, sempre para indicar uma circunstância (causa, modo, tempo, lugar, intensidade, ...). Cabe lembrar que o advérbio é uma classe de palavras invariável. Desse modo, não se fala em advérbio no feminino e, muito menos, no plural.

Assim, caso “bastante” seja empregado como advérbio, deve-se utilizar a expressão sempre no singular. Quando isso acontece, pode-se substituir o termo “bastante” por “muito”, sempre no singular. Exemplo: Hoje elas chegaram bastante nervosas (Hoje elas chegaram muito nervosas). Observe que “bastante” (advérbio de intensidade) está modificando o adjetivo “nervosas”.

Agora, caso “bastante” venha ligado a um substantivo, aí o termo passa a ter valor de adjetivo, devendo acompanhar o substantivo em número (singular concorda com singular, plural concorda com plural). Com substantivo no plural, o termo “bastante” pode ser substituído por “muitos”, “muitas” ou “suficientes”. Exemplos: a) Elas têm bastantes problemas (Elas têm muitos problemas); b) Eles têm bastantes dívidas pendentes (Eles têm muitas dívidas pendentes); c) Há talheres bastantes para o jantar desta noite (Há talheres suficientes para o jantar desta noite). Nos exemplos vistos, o termo “bastantes” tem valor de adjetivo, já que vem relacionado, respectivamente, aos substantivos “problemas”, “dívidas” e “talheres”.

Tem-se, no caso, um assunto que, normalmente, é tratado quando se estuda as regras de concordância nominal. Até a próxima edição!
Adriano Cielo Dotto
Artigo originalmente publicado na Revista Portal Vip, Catalão-GO, p. 40, 01 agosto 2011.


9 comentários:

  1. Ótimo artigo!!!
    Carol Chaud

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Prof. Adriano. O admiro muito. São ótimas suas citações...

    ResponderExcluir
  3. Ótimo artigo.
    Adorei :D
    Lê Santos

    ResponderExcluir
  4. Ótima postagem Patrícia, muito bom ter estas dicas do Professor Adriano por aqui.
    Obrigada! :*
    Andréia Gomide

    ResponderExcluir
  5. Um ótimo artigo e de grande ajuda.
    Obrigado.
    Gilmar Neves

    ResponderExcluir
  6. Prof., é de grande valia estas dicas.
    Obrigado.
    Parabens.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo artigo!!
    Letícia

    ResponderExcluir
  8. Os artigos que me enviou são excelentes!!!
    Adorei!!!Abraços!​!!
    Layane Pereira Lopes

    ResponderExcluir