4ª Igreja do Evangelho Quadrangular - Catalão-Go-Brasil

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Os pronomes demonstrativos e a função distributiva (Adriano Cielo)

       Os pronomes demonstrativos podem ser empregados, na construção textual, para evitar repetições desnecessárias. Observe a seguinte frase: Buenos Aires, Roma e Paris são cidades maravilhosas: Buenos Aires é a capital da Argentina; Roma, da Itália; Paris, da França. Da forma como foi escrita, a frase traz três repetições (Buenos Aires, Roma e Paris). Essa repetição pode ser evitada de várias formas, uma delas empregando os pronomes demonstrativos. Quando se emprega os pronomes demonstrativos para evitar repetições desnecessárias, “distribuindo” determinados termos ou expressões de maneira correta dentro do texto, fala-se em função distributiva.

Existem três grupos de pronomes demonstrativos que podem ser empregados na função distributiva: o grupo do ESTE (este, estes, esta, estas, isto), o grupo do ESSE (esse, esses, essa, essas, isso) e o grupo do AQUELE (aquele, aqueles, aquela, aquelas, aquilo). Esses grupos são usados de acordo com o número de termos que se quer evitar repetir dentro do texto.
         Vamos voltar para a frase apresentada acima: Buenos Aires, Roma e Paris são cidades maravilhosas: (?) é a capital da Argentina; (?), da Itália; (?), da França. Como saber qual o pronome a ser colocado em cada espaço que traz o ponto de interrogação entre parênteses? Como há três elementos a serem distribuídos, de modo a evitar repetições desnecessárias, coloca-se ESTE para recuperar o primeiro elemento a ser distribuído na ordem inversa do texto, ESSE para recuperar o segundo elemento e AQUELE para recuperar o terceiro elemento, fazendo as devidas adaptações de concordância. Há três termos para serem distribuídos, três termos que se quer evitar repetir dentro do texto: Buenos Aires, Roma e Paris. Na ordem inversa do texto, o primeiro elemento que aparece é Paris (que será substituído por ESTA, para concordar com o termo cidade), o segundo elemento é Roma (que será substituído por ESSA) e o terceiro é Buenos Aires (que será substituído por AQUELA). A frase, então, ficará assim: Buenos Aires, Roma e Paris são cidades maravilhosas: aquela é a capital da Argentina; essa, da Itália; esta, da França.

Observem que a parte final do texto pode ser alterada e, mesmo assim, cada pronome continuará distribuindo o termo correspondente. Exemplo: Buenos Aires, Roma e Paris são cidades maravilhosas: esta é a capital da França; aquela, da Argentina; essa, da Itália.
Mas e se houver apenas dois termos a serem distribuídos? Nesse caso, usa-se o pronome ESTE para o primeiro elemento a ser distribuído na ordem inversa do texto e o pronome AQUELE para o segundo elemento a ser distribuído, também na ordem inversa do texto. Exemplo: Goiânia e Belo Horizonte são capitais belíssimas: esta, de Minas Gerais; aquela, de Goiás. Na ordem inversa do texto, o primeiro elemento a ser distribuído é Belo Horizonte (portanto, substituído pelo pronome ESTA, para concordar com o termo “capital”) e o segundo é Goiânia (substituído pelo pronome AQUELA).
Por hoje, ficamos por aqui. Um grande abraço a todos, com votos de um excelente 2012!
Adriano Cielo Dotto
Artigo originalmente publicado na Revista Portal Vip, Catalão-GO, p. 64 - 64, 01 fev. 2012.

12 comentários:

  1. Excelente!
    Alessandra Martins da Silva

    ResponderExcluir
  2. Mestre adoro suas publicações, sou sua fã!!
    Karina do Nascimento

    ResponderExcluir
  3. Otimo Texto, adorei!
    Keila Lopes

    ResponderExcluir
  4. Boa, muito boa!
    Poliana Borges

    ResponderExcluir
  5. Prof. Adriano,excelente exposição.É bom relembrar o que aprendi com você. Abraço. Fique em Paz!

    ResponderExcluir
  6. Esse é o professor.... Amo suas aulas

    ResponderExcluir
  7. Adriano sempre dando show!
    Bruna Silvestre

    ResponderExcluir
  8. "Show de bola" Adriano!!! Obrigada!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Adoro dicas de português! Obrigada, profª.
    Gabriela Pereira Lima

    ResponderExcluir
  10. Adorei. Tudo de bom.
    Rosana Moura.

    ResponderExcluir
  11. Prof. Adriano e Profª Patrícia, muito obrigada pela explicação!!! Agora, vou aguardar as próximas funções. ;)

    ResponderExcluir
  12. muito bom mesmo!Foi de grande ajuda, pois tenho estudado português e é preciso relembrar sempe....

    ResponderExcluir