4ª Igreja do Evangelho Quadrangular - Catalão-Go-Brasil

quarta-feira, 30 de maio de 2012

As cores que aparecem na Simbologia Quadrangular


A Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) utiliza exclusivamente a Bíblia como base para sua mensagem, dando ênfase na pessoa do Senhor Jesus Cristo (principalmente no que foi revelado nos quatro livros do Evangelho). Portanto é uma mensagem bíblica, evangélica e cristo-cêntrica.

 Os quatro livros do Evangelho não se contradizem, pelo contrário, se complementam. Cada livro dá ênfase a um aspecto da pessoa de Jesus:
  • Para o mundo amaldiçoado e decadente por causa do pecado e enganado por Satanás, Lucas apresenta Jesus Cristo como “Filho do Homem”, o Salvador de nossas almas.
  • Para um a Igreja tímida e fraca, João apresenta Jesus Cristo como “Filho de Deus” para batizar no Espírito Santo e abençoar.
  • Para a humanidade moribunda e doente, tanto no espírito como no corpo, Marcos apresenta Jesus Cristo como “Servo de Deus”, o Grande Médico, para realizar a Cura Divina.
  • Para o mundo cansado de guerras, lutas, cobiça, ódio e sofrimento, Mateus apresenta Jesus Cristo como o Rei que há de voltar.
As cores que aparecem na Simbologia Quadrangular foram inspiradas nas cores das cortinas do Tabernáculo, o santuário móvel do Velho Testamento, que também tipifica o perfil do Messias. Os símbolos da IEQ são uma cruz, uma pomba, um cálice e uma coroa (explicados adiante).

Ênfase no livro evangélico deLucasJoãoMarcosMateus
Escrito primeiramente* paraOs gregosOs crentesOs romanosOs hebreus
Jesus é descrito comoFilho do HomemFilho de DeusServoRei
Personalidade de CristoO SalvadorO Batizador no Espírito SantoO Grande MédicoO Rei que Voltará
Mensagem essencialSalvaçãoUnção do Espírito SantoCura DivinaReinado Divino
Sequência no Novo Testamento3º livro4º livro2º livro1º livro
Sequência na visão de Ezequiel1º rosto2º rosto3º rosto4º rosto
Na visão de Ezequiel, o rosto deHomemLeãoBoiÁguia
Significado do rostoJesus se tornou homem para derramar Seu sangue por nós.O Leão da Tribo de Judá. Leão é um animal poderoso.Cristo carregou sobre si na cruz nossas enfermidades, como um boi forte suporta a carga.A águia vem dos céus. Assim como virá o Rei Jesus.
Símbolo (IEQ)Uma cruz vaziaUma pombaUm cáliceUma coroa
Significado do SímboloLocal da salvação. Está vazia, pois Ele ressuscitou, vencendo a morte.A forma do Espírito Santo no Batismo de Cristo.Recipiente para o remédio e para o vinho (Santa Ceia).A majestade de quem vem do Trono dos Céus.
CorVermelho (carmesim)Amarelo (dourado)AzulPúrpura (roxo)
Significado da corSangue que nos salvouO que é moldado no fogo (poder, brilho)A cura que vem dos céusRealeza

*Observação: embora cada livro do Evangelho tenha sido escrito direcionado, na época, para determinado povo, a mensagem plena do mesmo serve hoje (e deve ser levada) para todos os povos.

Fonte: Evangelho Quadrangular – Apostila (19ª Edição); Editora Quadrangular; São Paulo, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário