4ª Igreja do Evangelho Quadrangular - Catalão-Go-Brasil

quarta-feira, 7 de março de 2012

Sabedoria Financeira I (parte1)

Pesquisando no Dicionário Michaelis, encontrei os seguintes significados para a palavra "Sabedoria":

1 Qualidade de sabedor; erudição. 2 Grande soma de conhecimentos. 3 Conhecimentos filosóficos e científicos. 4 Totalidade dos conhecimentos adquiridos. 5 Aplicação inteligente dos conhecimentos. 6 Caráter do que é dito ou pensado sabiamente. 7 Conduta orientada de acordo com o conhecimento daquilo que é verdadeiro e justo. 8 Grande circunspeção e prudência; juízo, bom senso, razão, retidão. 9 Discernimento adquirido pelas experiências de uma longa vida. 10 Conhecimento inspirado das coisas divinas e humanas.

Para Salomão, o rei mais rico e sábio de Israel, nenhum bem material pode se comparar à sabedoria, como ele próprio afirma: "O homem que encontra a sabedoria e descobre a verdade é um homem feliz! A sabedoria produz muito mais benefícios do que o ouro ou a prata mais finos. Ela vale mais do que pedras preciosas; não existe nada neste mundo que valha tanto quanto ela. Veja o que ela oferece ao homem! Uma vida longa e tranqüila, riquezas e honras." (Provérbios 3.13-16)

Inteligência e Sabedoria Financeira

Para mim, ter inteligência financeira é muito importante; ter sabedoria financeira reveste-se de importância ainda maior.

Trocando em miúdos, eu poderia fazer a seguinte comparação: Ter a capacidade de ganhar muito dinheiro em pouco tempo pode ser um sinal de sua inteligência financeira. Aplicá-lo de maneira que venha beneficiar você, sua família, como também outras pessoas necessitadas, pode ser sinal de sua sabedoria financeira.

Quando alguém faz uso incorreto do dinheiro, seja para consegui-lo (através de roubo ou corrupção, por exemplo) ou aplicá-lo, mesmo que o faça com inteligência, não estará sendo sábio. A sabedoria reclama valores espirituais e por isso é mais elevada.

Paulo de Tarso é engenheiro civil. Idealizador do site Finanças para a Vida e organizador do livro e do Seminário Sabedoria Financeira. (paulodetarso@financasparaavida.com.br)
Fonte: http://www.financasparaavida.com.br/artigo01.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário